domingo, 22 de novembro de 2015

Como a pessoa deprimida vê o mundo? De que forma? E como entender ela? Como ajudar?

Para cada um problema que você tiver, dê várias soluções para o que você tem que não quer ter mais! Vou dar um exemplo. Uma pessoa deprimida que está cansada, precisa lutar, mas precisa de acompanhamento psiquiátrico e de um psicólogo. E fora isto, fazer atividades físicas e outros tratamentos complementares também, como acupuntura, enfim!

Geralmente pessoas deprimidas costumam desistir do tratamento psicológico e psiquiátrico, quando já estão melhores, mas isto é uma ARMADILHA! Nunca se pode deixar aquilo que está fazendo bem para si mesmo. Porque mais tarde, a pessoa pode ter uma recaída mais forte e a pessoa começar tudo novamente.

O que se pode ajudar, é não dizer PALAVRAS PESADAS. Como: "você precisa sair", "isto é falta do que fazer", etc. Tem até posts na internet para ajudar uma pessoa que está cuidando de uma pessoa deprimida.

A pessoa depressiva vê o mundo como algo mais distorcido, algo mais turvo! Ela vê tudo preto e branco, não consegue enxergar cores no que está se vendo. Tem auto-estima baixa, quando se olha no espelho, não consegue se achar "bonita". A pessoa deprimida vê como se a nuvem estivesse tampando o sol. Fazendo assim, não enxergar uma direção e um sentido para a VIDA.

O que uma pessoa com Depressão precisa, é de apoio, carinho, amor, respeito, que se importe com ela, que ajude, que se esforce e se dedique. Não precisa de que culpe ela e não também cobrar. Já não basta a pessoa estar fragilizada, ela mesmo se culpando, ela mesmo se cobrando e vem a outra pessoa colocar um peso na pessoa, ainda mais o que ela carrega. Isto é errado e não se faz.

Tenha empatia com um tipo de pessoa desta...se vê na situação dela e como você gostaria que fosse se fosse você no lugar dela, ouvindo estas coisas, com certeza não iria ser agradável. Precisamos nos colocar no lugar do outro, assim o mundo seria bem melhor, um lugar bom de se viver. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário